segunda-feira, 29 de outubro de 2007

A variedade flâmea na C. intermedia


Uma das coisas que distingue a C. intermedia das outras orquídeas é a sua grande variação na forma das flores, isto é, o fato de apresentar flores que fogem do padrão 3 sépalas, 2 pétalas e 1 labelo.

A partir da C. intermedia "aquinii" e de outras plantas semelhantes encontradas na Natureza, foi produzida uma enorme variação tanto de híbridos flameados quanto da própria C. intermedia, surgindo flores desde a forma pelórica total, com 3 sépalas e 3 labelos, até as formas em que a dominância do labelo apresenta-se enfraquecida, gerando as flâmeas, georgianas e bergerianas, com lindos desenhos e formas de pétalas.


Muitos cruzamentos com aquiniis e flâmeas tem sido feitos tentando-se flores cada vez mais perfeitas nessas variedades.

Nessa linha, cruzamos a nossa flâmea "Lapurpurata" com uma orlata muito bonita e de pétalas largas, oriunda da coleção do amigo Otto.

Esse ano já floriram algumas, confirmando o acerto no uso das matrizes, como essa flâmea que apresenta pétalas redondas, sem grande estrangulamento, boa armação e colorido muito escuro nas máculas, além de um bom labelo e flor arredondada.

O que nos faz crescer a expectativa da floração 2008 onde muitas dessas devem florir!


PS.: para maiores informações sobre variedades de C. intermedia, veja
www.orquidariocarlosgomes.com item "Novidades".

Um comentário:

Paulo Feijão disse...

Olá Carlos

Venho agradecer pelo link do oBIERcevando em sua página, isto só traz mais força para continuar este trabalho que é mostrar que cerveja é sim um bebida especial e tem uma história muito rica, e creio que com certeza teremos uma cultura cervejeira muito forte e consistente no Brasil.
Parabéns pelo seu ótimo trabalho, e quando estiver por Blumenau, mande uma mensagem para degustarmos uma cerveja.
Abraços